domingo, 29 de março de 2009

Projetando e Aprendendo

O desenvolvimento de projetos educacionais nas escolas vem, ao longo do tempo, mostrando-se eficaz em relação ao aprendizado de determinados conteúdos pelos alunos, uma vez que, através de pesquisas, entrevistas, debates, experimentos e verificações, os alunos podem construir seus próprios conceitos e compará-los com os conceitos formais; entender a necessidade, importância e aplicabilidade desses conteúdos, além de torná-los protagonistas na construção desses saberes.
Percebe-se, claramente, que o aluno sente-se valorizado quando é desafiado a desenvolver um projeto em qualquer área do conhecimento, pois delegar a ele tal missão significa apostar em sua capacidade de ser construtor do seu próprio saber; fato novo para um elemento que se acostumou a achar que na escola, o professor era o único detentor de conhecimentos e que o aluno era um “copo vazio” pronto para receber, do professor, tais conhecimentos.
Faz-se necessário, em caráter de urgência, que as escolas, públicas e particulares, direcionem seus trabalhos, principalmente, para o desenvolvimento e aquisição de saberes através de ações planejadas, no sentido de tornar o aluno ator e construtor dos seus conhecimentos, podendo não só construir, mas decidir sobre o que quer e o que deve aprender, tendo sempre orientação e acompanhamento dos professores nesse processo.
Dessa forma, entende-se que a escola passa a ter um papel ainda mais importante na vida desses alunos, pois contribui, através dessas ações, com o desenvolvimento de valores tais como, companheirismo, respeito pelas adversidades, solidariedade e compromisso social, uma vez que os alunos ao desenvolverem tais ações, geralmente em grupo, têm que ter um bom relacionamento com os colegas (companheirismo), têm que respeitar as idéias e os costumes dos outros (respeito às adversidades), têm que pensar no melhor para o grupo, ajudando os colegas com mais dificuldades (solidariedade) e ao socializar seus conhecimentos, fazê-lo para mostrar a toda comunidade escolar a importância desses saberes na melhoria da qualidade de vida de todos (responsabilidade social).
É esse aluno que a sociedade quer e precisa. O “novo aluno” que agora assume o “papel principal” nessa estória, e que necessita de uma “nova escola” que lhe proporcione desempenhar esse “papel”, pois como já dizia o grande William Shakespeare, “as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos”.

quinta-feira, 19 de março de 2009

quarta-feira, 18 de março de 2009

O novo paradigma educacional


O mundo vive hoje um processo de globalização que atinge, principalmente, os meios de comunicação como rádio, jornal, televisão e internet, imputando-lhes a missão de divulgar em tempo real, a enchurrada de informações que diariamente são produzidas nos quatro cantos do mundo.
Essa velocidade na produção de informações e conhecimentos está modelando um novo aluno que hoje produz e assimila informações em proporções muito superiores que há 20 anos.
Fas-se necessário então, entender que esse novo aluno necessita de novas metodologias para o seu aprendizado. Essas novas metodologias precisam estar alicerçadas no domínio e utilização das novas tecnologias de informação, pois devemos verificar que a atual realidade desses alunos está intimamente ligada a essas novas tecnologias e que os mesmos dominam tais tecnologias com invejável precisão e destreza. Assim sendo, é de vital importância que nós professores estejamos atualizados quanto ao uso dessas ferramentas e que possamos inserí-las no cotidiano da sala de aula, como uma forma de aproximar a realidade do aluno (realidade virtual) da realidade escolar.
Não podemos, utilizando apenas quadro e pincel, concorrer com o fascinante mundo virtual. O aluno perdeu o interesse pelo estudo em sala de aula porque esse estudo está distante da sua nova realidade que é dinâmica, envolvente, colorida, desafiante, virtual.
O momento requer mudanças. As mudanças necessitam de profissionais qualificados. A qualificação gera segurança para enfrentar o novo desafio. Então, que venha o novo!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Brincando e Aprendendo:

Caro Leitor,
O objetivo deste blog é mostrar que a Matemática, mais do que uma ciência, é uma ferramenta com a qual se pode, brincando, desvendar os mistérios do fascinante mundo matemático. O mundo dos números, das medidas, dos cálculos, da lógica, dos problemas, etc. Na verdade trata-se do nosso mundo. Estamos diariamente imersos num mundo matemático, apesar, de muitas vezes não o percebermos, por isso faz-se necessário conhecer, compreender e saber utilizar ferramentas que nos proporcione conviver em harmonia com esta realidade. Espero que a nossa caminhada seja coberta de prazer. O prazer que emana do ser quando ele se descobre parte essencial e indispensável dessa relação. A relação entre o Mundo, a matemática e você. Divirta-se!