quarta-feira, 18 de março de 2009

O novo paradigma educacional


O mundo vive hoje um processo de globalização que atinge, principalmente, os meios de comunicação como rádio, jornal, televisão e internet, imputando-lhes a missão de divulgar em tempo real, a enchurrada de informações que diariamente são produzidas nos quatro cantos do mundo.
Essa velocidade na produção de informações e conhecimentos está modelando um novo aluno que hoje produz e assimila informações em proporções muito superiores que há 20 anos.
Fas-se necessário então, entender que esse novo aluno necessita de novas metodologias para o seu aprendizado. Essas novas metodologias precisam estar alicerçadas no domínio e utilização das novas tecnologias de informação, pois devemos verificar que a atual realidade desses alunos está intimamente ligada a essas novas tecnologias e que os mesmos dominam tais tecnologias com invejável precisão e destreza. Assim sendo, é de vital importância que nós professores estejamos atualizados quanto ao uso dessas ferramentas e que possamos inserí-las no cotidiano da sala de aula, como uma forma de aproximar a realidade do aluno (realidade virtual) da realidade escolar.
Não podemos, utilizando apenas quadro e pincel, concorrer com o fascinante mundo virtual. O aluno perdeu o interesse pelo estudo em sala de aula porque esse estudo está distante da sua nova realidade que é dinâmica, envolvente, colorida, desafiante, virtual.
O momento requer mudanças. As mudanças necessitam de profissionais qualificados. A qualificação gera segurança para enfrentar o novo desafio. Então, que venha o novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário